Não existe um presente maior do que compartilhar a história da sua vida com aqueles que lhe são queridos.

Você deve estar se perguntando – “Como eu poderia organizar a história da minha vida?”

Só você pode determinar quais eventos e situações da sua vida foram marcantes e que merecem ficar registrados na sua autobiografia. Apresentamos a seguir três maneiras de organizar esse conjunto de eventos. Cada modo tem suas vantagens – analise cada uma e veja qual delas funciona melhor para você.

autobiografia

 

Organização Cronológica

Isso significa organizar os eventos na ordem em que eles ocorreram. Por exemplo, sua biografia pode começar com seu nascimento, e seguir até o momento atual.

Você  também poderia começar sua história a partir da infância, ou ainda apenas descrever um período particularmente emocionante em sua vida: ir para a faculdade, casar, iniciar um grande projeto, etc.
Além disso, é possível ir além da sua vida no texto, começando com a chegada de seus ancestrais na sua terra natal ou mostrando como seus pais se conheceram, e evoluindo até hoje.

A organização cronológica é uma maneira simples de contar sua história de vida. Os leitores não ficarão confusos sobre a ordem dos eventos, e será fácil relacioná-los com outros faros que ocorreram no mesmo período.

Por outro lado, nem todos os momentos de nossas vidas são marcantes, e para não aborrecer os leitores, alguns fatos podem ser ignorados. Porém, isso pode fazer com que a história pareça incompleta, ou sem sentido. Nesse caso, existem algumas abordagens alternativas que podem funcionar melhor.

 

Organização Temática

Isso significa agrupar os eventos da sua vida de acordo com as características que os tornam semelhantes. Por exemplo, se você tem vários filhos, poderia comparar as experiências de cada um com as primeiras palavras, o primeiro dia na escola, os passatempos, e assim por diante. Você também poderia descrever o seu próprio casamento e os dos seus antepassados ​​e outros membros da família, tudo em um capítulo sobre casamentos.

Na organização temática, quaisquer assuntos que você escolheu para escrever a respeito serão agrupados, permitindo que os leitores possam explorar plenamente esse tema antes de partir para outro.

A vantagem dessa organização é que, se os leitores estiverem interessados ​​em assuntos específicos, eles podem ir diretamente ao capítulo sobre esse assunto. A desvantagem é que pode ser difícil obter uma imagem clara da ordem dos eventos em sua vida. Se isso é importante para você, a Organização Cronológica pode funcionar melhor.

 

Organização Anedótica

Nesse modo, você deve contar histórias curtas, geralmente divertidas (como uma anedota), sobre os acontecimentos de sua vida. Esta é a abordagem que muitos humoristas têm usado para escrever sobre suas vidas.

A vantagem da organização anedótica é que ela resulta, na maior parte dos casos, em uma leitura muito agradável. Se você tem uma veia humorística, esta é a maneira ideal para entreter os outros com episódios de sua vida. Ainda, as histórias podem ser organizadas em ordem cronológica, para que haja a possibilidade de criar alguma continuidade.

A desvantagem dessa organização é que tudo o que não é divertido acaba sendo relevado, e isso pode resultar num relato um tanto aleatório, que não vai transmitir uma imagem completa da sua vida para os outros. Por outro lado, esse é exatamente o objetivo de muitos escritores. *

 

Organizando a história da sua vida

Não importa a técnica escolhida – qualquer uma delas tornará mais fácil começar a escrever sua biografia.

Depois que você tiver concluído, contrate um dos serviços da Editora Abreu, como revisão, copidesque, diagramação ou publicação, e deixe o mundo conhecer sua história.

 

 

* Adaptado de http://goo.gl/NLQNaV

        
error: