Provavelmente você já deve ter visto diversas vezes textos contendo a frase Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

lorem-ipsum

Isso é usado como uma forma rápida de preencher espaços de texto durante a elaboração de um layout de livro, revista ou site, tornando possível prever o aspecto final do design. A idéia é que o texto não chame a atenção de quem está analisando o layout. Também é usado para demonstrar e testar diferentes tipografias.

Conforme algumas fontes, o estudioso de latim Richard McClintock foi quem descobriu a origem do Lorem Ipsum, contido em um trecho do livro De finibus bonorum et malorum (Dos fins do bem e do mal, em latim), de Cícero.

Em meados dos anos 1980, uma versão do Lorem Ipsum foi implementada em um dos processadores de texto mais importantes da época – o PageMaker para Apple Macintosh. Essa versão é a mais conhecida e é utilizada atualmente em dezenas de programas de edição.

Para aqueles que estão cansados de usar o Lorem Ipsum, existem outros geradores de texto. No site Fillerati, é possível gerar textos aleatórios retirados de obras de autores como Hermann Melville, Julio Verne e Jack London.

Para os mais irreverentes, existe o Picksum Ipsum, com frases de personagens vividos por atores como Clint Eastwood e Morgan Freeman.

Como usar o Lorem Ipsum?

Se você utiliza programas de edição de texto, provavelmente haverá uma opção para preenchimento com texto aleatório.

No caso do Adobe InDesign, isso pode ser facilmente conseguido através do comando Tipo> Preencher com texto de espaço reservado (ou Type> Fill with placeholder text nas versões em inglês).

indesign-lorem-ipsum

O resultado padrão é um texto em latim, variante do Lorem Ipsum. Podem ser adicionados textos em outras línguas, clicando na opção “Preencher com texto…” com o botão Ctrl/Command pressionado.

Fontes: http://goo.gl/ZQt1gc | http://goo.gl/LzSo8R

 

        
error: