Um trailer de filme é algo que todos conhecem. Mas o que seria um trailer de livro?

book-trailer

Esse tipo de vídeo, utilizado pelas editoras e autores para divulgar o lançamento de um livro, começou a aparecer depois do surgimento do Youtube e outras plataformas de streaming de vídeo na internet.

Esses vídeos fazem sucesso e frequentemente se tornam virais, o que aumenta a expectativa sobre o lançamento ou ainda estimula a curiosidade de quem não conhece o livro.

Mas por que esses vídeos funcionam?

Nosso cérebro é extremamente visual – já foi demonstrado que imagens são muito mais eficazes para a retenção de informações. Não é a toa que existe o provérbio: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Uma pesquisa realizada sobre o tema testou o quanto era possível lembrar após um período de 72 horas. Para as pessoas que receberam a informação através de imagens, o percentual memorizado foi de 65%. Já aqueles que receberam a informação oralmente, lembravam de apenas 10%.

Teste isso na figura abaixo, veja o que chama mais a atenção:

um-tigre-boceja

 

A quantidade de informações que nos são apresentadas diariamente é cada vez maior.

Como fazer um conteúdo ser lembrado mais facilmente?  Associando imagens de impacto à mensagem que se deseja transmitir!

É por essa razão, também, que os infográficos são tão eficazes e fazem tanto sucesso.

Ainda assim, por que fazer um trailer?

Além de aumentar a curiosidade e a expectativa, o trailer tem outros benefícios:

  • Vídeos são facilmente compartilhados, aumentando a quantidade de potenciais leitores. Um estudo de 2012 observou que 92% das pessoas que assiste a vídeos on-line compartilha em redes sociais ou por e-mail;
  • É uma maneira criativa de vender seu livro, certamente algo que o diferencia de outros milhares de títulos.

Está convencido a fazer o trailer? Veja algumas dicas:

  • Seja breve! Vídeos curtos, de 30 a 90 segundos, são ideais. Também podem ser feitos teasers, com duração entre 10 e 15 segundos. Seu trailer é como um comercial de TV – o objetivo final é gerar vendas ou downloads;
  • Adquira os direitos de uso de músicas de fundo, efeitos sonoros, imagens, clipes ou outros elementos no vídeo, ou utilize recursos em domínio público, ou livres de royalties. Vídeos que infringem copyrights podem ser retirados do ar ou ter a visualização limitada somente ao site do Youtube;
  • Não resuma toda a história do livro no trailer! Mostre do que se trata a trama, de uma maneira instigante. Crie ganchos para deixar o espectador curioso e com vontade de ler o livro. E, acima de tudo, não conte o final de forma alguma!

Agora veja alguns exemplos de trailers interessantes!

O trailer do livro It’s a Book, é uma animação leve e divertida:

 

Veja agora o teaser de um de nossos títulos – o livro Contos?, à venda na Amazon.

 

 

 

        
error: